Otto Preminger: cem anos, dois filmes
Otto Preminger nasceu faz hoje 100 anos. Morreu há 20. Relembro aqui os meus dois filmes favoritos deste cineasta norte-americano, de origem judaica, nascido na Áustria. Começo pelo "O Homem do Braço de Ouro" ("The Man with the Golden Arm", 1955). Preminger torna-se com este filme o primeiro realizador, pelo menos nos Estados Unidos, a tratar da questão da dependência da heroína. Frank Sinatra é Frankie Machine, um croupier heroinómano acabado de sair da prisão. A sua luta contra a dependência culmina numa cena arrepiante de uma ressaca passada num quarto fechado. O filme está disponível gratuitamente na Internet:
De "Bonjour Tristesse" não me apetece dizer grande coisa, a não ser que tenho saudades do filme e da bela da Jean Seberg:
2 Comments:
Jean Seberg...vi-a há dias no cinema - aula - auditório - da cinemateca cá do sítio. Um bom papel em "A Bout de Souffle" de Goddard no qual contracena com um excepcional Belmondo. Na foto (deste filme) a camisa masculina fica-lhe bem, mas prefiro a t-shirt amarela (justa) "herald tribune" com a qual vendia jornais nos campos elíseos...
Num dos próximos posts, publicarei a tal foto da Jean Seberg com a t-shirt do "herald tribune"...
Enviar um comentário
<< Home