sexta-feira, novembro 03, 2006

A negritude em Langston Hughes

As questões da identidade e da libertação do negro norte-americano e da criação de uma voz própria são características fortes da poesia de Langston Hughes. Um dos exemplos é "Eu também canto a América", de 1925.


Eu também canto a América
Eu também canto a América.

Eu sou o irmão negro.
Eles mandam-me ir comer para a cozinha
Quando alguém chega.
Mas eu rio-me
E como bem
E cresço forte.

Amanhã,
Quando alguém chegar,
Comerei à mesa.
Nessa altura
Ninguém se atreverá a dizer-me
"Vai comer para a cozinha".

Além disso,
Verão como sou belo
E terão vergonha.

Eu também sou a América.


I, Too, Sing America
I, too, sing America.

I am the darker brother.
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh,
And eat well,
And grow strong.

Tomorrow,
I'll be at the table
When company comes.
Nobody'll dare
Say to me
"Eat in the kitchen",
Then.

Besides,
They'll see how beautiful I am
And be ashamed -

I, too, am America.

2 Comments:

At 9:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Uma pequena incursão na wikipedia em busca de Langston Hughes e da Harlem Rennaisance para os mais interessados.

 
At 4:06 da tarde, Blogger Luisa Marinho said...

Muito abrigada, quem quer que tu sejas.

 

Enviar um comentário

<< Home