terça-feira, fevereiro 27, 2007

Entrevista a Ana Luísa Amaral

"A Génese do Amor" ou a tradição revisitada

Professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e poeta, Ana Luísa Amaral foi recentemente distinguida com o importante prémio literário Correntes d Escritas. Foi o seu mais recente livro "A Génese do Amor", nono na sua carreira poética, que já conta mais de uma década, que lhe deu o galardão. Aqui, a poeta apodera-se da voz dos grandes poetas e das suas musas.

Em "A Génese do Amor", a Ana Luísa Amaral apodera-se da voz dos poetas. Os outros escritores inspiram-na?
Não só os outros escritores, mas todas as coisas à minha volta. Por exemplo, o poema "Reais Ausências", que está no livro "Coisas de Partir", nunca teria sido escrito se eu não tivesse dado a cadeira de Cultura Inglesa. Não leio os outros escritores para escrever. Eu leio porque preciso de ler, não sou capaz de passar sem isso. E não tem de ser literatura canónica. Se me perguntarem o que tenho na mesa-de-cabeceira, digo que agora não tenho nenhum escritor canónico. Tenho policiais, por exemplo. Pedir palavras emprestadas aos outros faz parte do mundo em que vivemos. Depois, a maneira como as montamos é que pode ser mais individual, mais própria, mais "original". Não tenho a angústia de ser influenciada pelos outros.

(ler entrevista na íntegra aqui)

1 Comments:

At 10:42 da tarde, Blogger dj duck said...

Lou,
Lá estás tu a dar-lhe com Amor!!!
bjs e Abraço
Monsieur duck

 

Enviar um comentário

<< Home